Te parece impossível viver sem acesso à internet?
Seja para trabalho, conversar com os amigos ou se manter informado, a internet está presente em diferentes ocasiões e, definitivamente revolucionou a nossa forma de viver!
O grande desafio dessa relação, no entanto, é mantê-la saudável. Um estudo da plataforma Scielo/USP pesquisou a influência das mídias sociais em transtornos como ansiedade e depressão em estudantes de medicina. Acredite, o estudo mostrou que os efeitos do consumo excessivo de redes sociais, além de ser um gasto de tempo que poderia ser dedicado a outras tarefas, traz prejuízos emocionais.
Nas redes sociais, com todo mundo compartilhando apenas o lado bom da vida, faz parecer que a felicidade é algo muito simples e só não a conquista quem não deseja. No entanto, a relação entre redes sociais e saúde mental pode sim aumentar a impulsividade, ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade, solidão, baixa autoestima e tendência a atitudes suicidas.
Como melhorar a minha relação com as redes sociais?
É dentro desse cenário que precisamos fazer um questionamento importante: como posso usar melhor as minhas redes sociais?
Pensando em te ajudar a responder a essa pergunta, separei algumas dicas importantes para manter essa relação saudável:
• limitar o tempo de navegação
• priorizar páginas que tenham bons conteúdos
• filtrar a fonte e avaliar as informações divulgadas
É sempre importante lembrar que a influência das redes sociais na saúde mental depende em grande parte da qualidade do conteúdo consumido e da exposição do usuário à rede. Na maioria dos casos, o consumo desenfreado provoca grandes impactos que podem exigir terapias específicas para restabelecer o equilíbrio e o bem-estar emocional.
Por isso, fique de olho e atento aos seus hábitos!
Muito bacana as dicas, valeu!