Dois mil e vinte e dois chegou, e para a maioria das pessoas o começo do ano significa a possibilidade de mudanças.
Prosperar financeiramente, mudar um antigo hábito, aprender algo novo, passar mais tempo com a família… Seja qual for a mudança, uma coisa é fato: o início do ano desperta a reflexão sobre o que deu certo, o que deu errado e o que mudar em relação ao ano que passou.
No entanto, para que as mudanças aconteçam de fato é importante juntar pontos de reflexão com pontos de ação. Afinal, não dá para viver só no campo das ideias, não é mesmo? É preciso botar as mudanças em prática.
Por isso, nessa leitura, te convido a dar o primeiro passo rumo as resoluções de ano novo.
O que é realmente importante para você? Quais são as suas prioridades?
Pense, hoje, em como está a sua vida e como você gostaria que ela fosse. Quais são os seus problemas? Você está no (seu) caminho certo ou precisa alterar a rota? Me conta, o que você quer de verdade? Qual é aquele sonho que passa todos os dias pela sua cabeça?
Cá entre nós, essa tarefa é bem mais simples do que parece. A gente sempre sabe o que precisa ser transformado. O que nos falta, na maioria das vezes, é coragem para assumir isso. É hora de colocar-se em primeiro lugar! Esqueça o que as pessoas vão achar ou falar. Pense: o que vale a pena mudar e que vai trazer um bem enorme para a sua vida?
Responda e refaça essas perguntas sempre que possível, elas trarão a clareza necessária para transformar sua vida.
Escolha seus objetivos!
Em seguida, saia do mundo das ideias e dê o próximo passo, trabalhe em direção aos seus objetivos.
Para facilitar, defina objetivos de curto, médio e longo prazo alinhados com a vida que você quer ter, esse será seu norte, o que faz teu coração vibrar. Coloquei abaixo um exemplo de como você pode fazer isso.
- Escreva em um papel os setores da sua vida (trabalho, relacionamento, saúde…)
- Elenque objetivos para cada um deles;
- Classifique cada um por ordem de prioridade;
- Revise toda a lista, filtrando o que realmente deveria estar ali e o que pode sair;
- Identifique quais são as ações que você precisa tomar para realizar cada uma das metas;
- Determine prazos para cada um dos itens;
- Comece a agir;
- Revise o que você está conseguindo realizar regularmente.
Dica: opte por objetivos que mantenham os seus pés no chão. Considere ações possíveis dentro da sua situação atual para criar seu destino. Assim, você manterá seu foco para as ações diárias e ainda traz a sensação de que você está progredindo dentro de um cronograma possível.