A leitura está entre as práticas mais saudáveis para exercitar a mente e dia 29 de outubro é comemorado o dia Nacional do Livro no Brasil. Em homenagem a essa data tão importante, decidi indicar alguns dos meus títulos favoritos, que eu considero muito importantes em relação aos assuntos que eu abordo e vivencio. Prepare o seu bloco de anotação e confira essas sugestões de leitura. 

1. A coragem de ser imperfeito – Brené Brown

Falar sobre vulnerabilidade é algo audacioso, pois trata-se de algo que habitualmente, não gostamos de expor. A Dra Brené Brown, professora e pesquisadora na Universidade de Houston, dedicou mais de 20 anos de estudos à coragem, à vulnerabilidade, à vergonha e à empatia e publicou dois livros com os resultados do que pôde aprender em campo.

Em “A coragem de ser imperfeito”, a autora fala sobre como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é. Ela traz informações coletadas em suas pesquisas, mas vai muito além de dados em suas análises. Ela fala da importância de experimentar incertezas, de correr riscos e de se expor emocionalmente para ter uma vida plena e feliz. É o tipo de leitura que nos faz repensar a forma como lidamos com nossos desafios e como podemos nos tornar pessoas melhores.  

2. Mulheres, Raça e Classe – Angela Davis

Angela Davis é uma mulher de grande referência mundial no que diz respeito aos movimentos feminista e antirracista. Integrante do Partido Pantera Negra, a professora e filósofa está diretamente envolvida na luta pelos direitos das mulheres e da população negra nos Estados Unidos. 

Em seu livro “Mulheres, raça e classe”, a autora traz uma análise histórica do movimento feminista negro das décadas de 1960 e 1970, do qual participou ativamente em seu país. É uma leitura que ajuda a compreender a forma como o período escravagista determinou o racismo e o machismo norte-americano atual e também a estabelecer paralelos com as práticas que vivenciamos aqui, no Brasil.

3. O feminismo é para todo mundo – Bell Hooks

O feminismo é para todo mundo é um livro incrível que tem como principal objetivo mostrar que o feminismo é benéfico para toda e qualquer pessoa, não apenas para as mulheres, como muitos ainda acreditam. Sua autora, Bell Hooks, é uma das mulheres negras feministas mais influentes da atualidade.

Me identifico muito com esse livro, pois compartilhamos da mesma meta de construir pontes contra o machismo. A forma como a Bell Hooks pontua as questões do feminismo e os seus impactos faz com que possamos ver as vantagens do movimento para homens, mulheres, crianças e para a sociedade como um todo. É o tipo de livro que renova a nossa crença em dias melhores.

4. O perigo de uma história única – Chimamanda Ngozi Adichie

O livro “O perigo de uma história única” é, na verdade, uma adaptação de uma das palestras mais assistidas do TED Talks. Chimamanda Adichie nos traz uma reflexão muito importante sobre a forma como construímos a nossa visão a respeito de um determinado assunto. De acordo com a autora, nosso conhecimento é construído pelas histórias que ouvimos e, quanto mais diversas forem as narrativas, mais completa será a nossa compreensão.

Na prática, o que realmente aprendemos com essa leitura é a importância de ouvir mais, de buscar outras versões para a mesma história antes de termos um conceito definitivo sobre qualquer coisa. O livro nos desperta a consciência sobre a riqueza da diversidade em tudo o que fazemos e aprendemos.  

5. Eu sei porque o pássaro canta na gaiola – Maya Angelou

“Eu sei porque o pássaro canta na gaiola” é uma autobiografia de Maya Angelou que aborda sua fase inicial da vida, desde a infância até a adolescência. A autora lançou vários outros livros em sua coleção autobiográfica, todos eles voltados para questões familiares e de auto-descoberta. Nesse primeiro volume, o que mais desperta a atenção são suas representações honestas, principalmente sobre a sexualidades e casos de abuso que sofreu o período.

O livro traz relatos muito fortes sobre tudo o que a autora vivenciou, desde a sua mudança de um lado ao outro do país, aos 3 anos de idade, acompanhada apenas do irmão mais velho, de 5 anos, até as violências sofridas ao longo dos anos por ser mulher e por ser negra, nas décadas de 1930 e 1940. É o tipo de leitura que causa um grande impacto e muda a forma como vemos a vida.

6. Escritos de uma vida – Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é filósofa, escritora e ativista na luta feminista e antirracista. Ela é a fundadora e atual diretora do portal Geledés, voltados para mulheres negras e é considerada uma das principais autoras sobre esse assunto no Brasil. Em seu livro “Escritos de uma vida”, ela aborda as particularidades de ser negra e de ser mulher.

Segundo a autora, ser mulher negra é experimentar uma asfixia social. Quando há uma conquista do ponto de vista racial, os homens negros se beneficiam, quando há uma conquista feminista, as mulheres brancas se beneficiam e, em ambos os cenários, falta o atendimento às necessidades de quem é mulher e negra. 

É uma leitura excelente para aumentar a compreensão sobre os desafios do feminismo negro no país.

7. Se cuida! – Mariana Luz

Eu não poderia deixar meu mais recente livro de fora dessa lista, não é mesmo? No “Se cuida!” o meu principal objetivo é falar sobre a importância do autocuidado na prevenção de adoecimentos mais graves, como a ansiedade e a depressão, que já atinge milhares de pessoas em todo o mundo.

Nele, eu falo da importância do cuidar de si, de se amar e de estabelecer um compromisso com a sua saúde física e mental. Trago casos reais que mostram as consequências da falta do autocuidado e também dou dicas para começar a cuidar de si com pequenas ações no dia a dia. 

O dia nacional do livro acontece apenas um vez ao ano, mas a leitura precisa estar em dia constantemente. Quanto mais lemos, mais histórias e pontos de vista conhecemos sobre o mundo e melhores pessoas podemos nos tornar. Aproveite essa data para pegar aquele livro que já está empoeirando na estante ou para comprar aquele exemplar que sempre quis. Invista em você e em sua saúde mental. E por falar em livros, que tal conhecer os meus? Confira minhas publicações em minha loja virtual e adquira o seu exemplar!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuide de Si Mesmo e Fique Por Dentro!

Receba o calendário de autocuidado e embarque em uma rotina de autocuidado conosco.

Ao se inscrever na nossa Newsletter, além de garantir seu calendário de 30 dias de autocuidado, você receberá dicas valiosas e atualizações exclusivas diretamente da psicóloga Mariana Luz. Dê o primeiro passo para uma vida mais equilibrada e informada!